sábado, 4 de julho de 2009

Relançamento de O Segundo Sexo


Aviso de utilidade pública


Foi relançado o livro O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, em comemoração aos seus 60 anos de lançamento (1949 - 2009).

O livro está para vender dividido em primeira parte e segunda parte, ou pode-se comprar uma única versão com as duas partes (mais caro, obviamente).

Para quem não leu ainda, é uma boa oportunidade (tirando a versão em pdf disponível pela internet hehe), uma vez que a obra estava esgotada nos sebos (ao menos da nossa humilde cidade gelada).

O Segundo Sexo é a obra que praticamente inaugura o feminismo contemporâneo (segunda metade do século XX), servindo de base para uma série de movimentos, como a revolução sexual dos anos 60. Aborda temas que hoje nos são básicos, como a construção do sujeito mulher na sociedade, mas que no fim dos anos 40 não eram tão básicos assim.


Finalizo com uma frase da própria Simone:

“... não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade.” - Simone de Beauvoir


ou seja


"não se nasce mulher, torna-se mulher".

(Postado por Nandee - nandee_sweety@hotmail.com)